COIFAS EXAUSTORES FOGÕES


Fazemos a instalação e a manutenção de Coifas, Exaustores e Fogões Industriais.

*  *  *  *  *

Coifas


Coifa é o equipamento eletrodoméstico responsável pelo tratamento dos gases e vapores resultantes da cocção. Este tratamento pode se dar pela exaustão ou depuração dos gases.

A depuração do ar é feita por dois sistemas distintos de filtragem:
Pré-filtragem: O ar é forçado a passar por um labirinto em alumínio, que retém as partículas mais significativas de gordura. São estas partículas as responsáveis pelas manchas causadas por gordura em paredes e objetos etc. Estes filtros podem ser lavados e não exigem substituição periódica.
Filtragem por Carbono Ativado: O carbono ativado tem a propriedade de absorver e reter a umidade. Assim, quando o ar passa por estes filtros, a umidade é retida, junto com as partículas menos significativas de gordura, responsáveis pelo odor característico deste material. Estes filtros devem ser trocados a cada 4 a 6 meses de acordo com o uso.
As coifas se diferenciam quanto ao processo de tratamento de gases da seguinte forma:
  • Exaustão: descarta o ar pré-filtrado diretamente no ambiente externo;
  • Filtrante: o ar passa por um segundo processo de filtragem com o objetivo de eliminar os odores, devolvendo-o depurado ao ambiente da cozinha.

As coifas podem ainda ser classificadas quanto a forma que são instaladas:
  • Coifas de Parede: É a forma mais comum encontrada no mercado. Neste sistema a coifa é instalada em uma parede da cozinha, sobre o fogão. A exaustão poderá ser feita através de dutos com saída na parede, no teto ou em caso de maiores distâncias, os mesmos podem ser instalados sobre rebaixos de gesso ou outros materiais;
  • Coifas em Ilha: Neste sistema de instalação a coifa é instalada no teto da cozinha. É muito utilizado em ambientes mais espaçosos onde o fogão não é posicionado junto a bancadas de parede, antes é instalado em ilhas ou penínsulas (estilo cozinhas americanas);
  • Coifas em Ângulo: Sistema menos comum de instalação, é utilizado quando o fogão é instalado no ângulo da cozinha (formando um triângulo com os vértices de duas paredes).

O que é importante saber sobre coifas
Dicas ajudam você a escolher o modelo mais adequado para se livrar dos maus odores e da gordura na cozinha
A cozinha deixou de ser apenas o lugar dos serviços culinários para ser mais um ambiente social da casa. As pessoas fazem, frequentemente, as refeições lá mesmo e o estilo americano, com a bancada divisória, ou o espaço totalmente aberto é cada vez mais comum.
Por ser tão frequentada e observada, não há espaço para maus odores e gordura no ambiente. Portanto, a coifa se torna cada vez mais indispensável em qualquer cozinha moderna. A dúvida surge na hora de escolher. Qual tipo se adapta melhor à sua cozinha? Vazão maior ou menor? Como funciona a instalação? Qual a diferença entre coifa, depurador e exaustor? Veja as respostas abaixo e boa escolha.

A instalação da coifa, se bem feita, não interfere na estrutura da cozinha e é um processo simples. Faz-se um furo de, no máximo, 13 centímetros de diâmetro, por onde passará o duto que expelirá a gordura e o mau-cheiro. Depois disso, basta pregá-la na parede. As revendedoras recomendam que os técnicos encarregados visitem a obra ainda em fase inicial, para avaliarem as posições, medidas e pontos de força do aparelho.
É importante saber que cada caso é um caso e o especialista deve ser sempre consultado antes de tomar qualquer decisão. Mas é fundamental também ter um conhecimento prévio do que está sendo instalado. Afinal, por mais que estejam se popularizando, as coifas ainda têm um custo alto. São verdadeiros objetos de luxo e de desejo.
Se você já adquiriu sua coifa, estamos aptos a prestar serviços de instalação.

Manutenção preventiva:
 A manutenção preventiva é de importante para o bom funcionamento dos aparelhos e garante  a qualidade do equipamento. Com o objetivo de manter os   aparelhos livre do acúmulo de poeira, que provocam danos ao equipamento e à saúde, a manutenção periódica e preventiva também reduz o desgaste dos equipamentos e representa um aumento de sua vida útil.

Manutenção corretiva:
A Lopes Refrigeração e Limpeza de Coifas conta com técnicos preparados para a realização de manutenção e reparos em equipamentos de ar condicionado, ventilação e exaustão e coifas. Caso seu equipamento apresente qualquer tipo de defeito entre em contato conosco que teremos prazer em atendê-lo.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Solicite-nos uma visita técnica. Veja o diferencial de um bom atendimento. Seu orçamento será  personalizado, de acordo com suas necessidades.

___________________________________________________________________________

Exaustores

O Exaustor é um aparelho que remove o ar viciado, fumos ou maus cheiros, de cozinhas e recintos fechados.
Embora, na maioria dos casos, os exaustores contenham motores elétricos, há modelos em que a energia utilizada é fornecida pela própria natureza (vento ou correntes de convecção). São utilizados para aeração de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes. Podem ser instalados em interiores, com dutos para conduzir o ar servido às áreas externas de uma construção. Os exaustores eólicos são de fácil instalação, adaptando-se a qualquer tipo de telhado, com baixo custo e sem alterações estruturais. Além disto, não produzem ruídos ou vibrações, não têm custos operacionais, e apresentam funcionamento ininterrupto e absolutamente seguro.

___________________________________________________________________________

Fogões Industriais

Diferente dos domésticos, o fogão industrial é um utensílio culinário para uso em grandes estabelecimentos, onde seja necessário grandes volumes de cozimento. Normalmente são feitos em chapas de aço, ou inox, em tamanhos variados, que se adaptam ao local em que serão utilizados. As grandes cozinhas possuem grandes espaços e precisam de modelos maiores, diferentemente dos pequenos estabelecimentos. Podem ter queimadores simples, duplos, de ferro fundido, caulim. Existem vários modelos, se adaptando às necessidades de cada um, dentre eles, os industriais e os semi-industriais, que tem o objetivo de atender pequemos estabelecimentos, tais como bareslanchonetesquiosques.
Estes fogões possuem várias configurações, com até 12 bocas (queimadores), pés, mesa, forno, chapa, banho maria, em linha e em paralelo.
Abaixo segue algumas pequenas descrições:
  • Fogão de 1 boca: para grandes panelas.
  • Fogão de pé: quando o mesmo está apoiado no chão.
  • Fogão de mesa: é o modelo de fogão onde se pode colocá-lo em cima de outros objetos, tipo mesas ou bancadas.
  • Fogão em linha: é um modelo em que as "bocas" ficam lado-a-lado. Vide imagem:
  • Fogão em paralelo: é um modelo em que as "bocas" ficam em pares, no sentido horizontal.
  • Baixa pressão: é um modelo que utiliza válvulas de gás semelhantes aos fogões domésticos, isto é o gás saí do botijão,passa por um regulador e então é liberado para o fogão.
  • Alta Pressão: é um modelo onde a válvula por onde passa gás é liberado direto do botijão para o fogão, sendo assim mais eficiente para cozimentos rápidos. Existem várias configurações deste fogões, tipo 01 a 08 bocas, com pés, mesa, com chapa, etc. Vide imagem de um modelo 01 boca de mesa:
  • Chapa, banho mariaforno: são acessórios que agregam funções extras aos fogões.
  • Queimadores: é onde sai as chamas, podem ser simples, duplos, triplos, de alta ou baixa pressão, de acordo com o modelo específico. Vide imagens:
  • Queimador caulim: grosso modo, caulim poderia ser descrito como uma pequena peça em formato de pêra ou gota, feitos geralmente de chapa zincada, com vários furos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário